14 Dec 08 Gravar apresentação do PowerPoint no Nero para ver no DVD

Este artigo foi escrito e publicado por VibeMidia.com
Este artigo faz parte da série

Gravar apresentação do PowerPoint no Nero para ver no DVD

  1. Gravar apresentação do PowerPoint no Nero para ver no DVD
  2. PPT2DVD – Selecionando as apresentações
  3. PPT2DVD – Alterando as preferências
  4. PPT2DVD – Menu estilo DVD
  5. PPT2DVD – Previsualizar apresentações
  6. PPT2DVD – Gravando a apresentação no CD
  7. PPT2DVD – Acompanhando a gravação

Já fazia algum tempo que eu havia prometido publicar um artigo sobre como gravar apresentações do powerpoint para ver no DVD, pois bem, finalmente tomei vergonha pra escrever. Vamos ao que interessa.

Para gravar apresentações do PowerPoint para reproduzir no DVD você só precisa criar a apresentação, com os efeitos e animações que desejar ou utilizar uma apresentação pronta. O resto é moleza.

Do que vou precisar?

Você precisará dos itens listados abaixo, em cada um deles existe um link onde você ao clicar poderá encontrar o produto ou item.

  1. Uma gravadora de CD ou DVD;
  2. Uma mídia (virgem ou regravável) de CD ou DVD;
  3. Ter o software PPT2DVD instalado no computador;
  4. Uma apresentação do PowerPoint;

Preparando o terreno

Partindo do ponto que você já tenha o PPTtoDVD instalado em seu computador e que já tenha baixado a apresentação do PowerPoint que disponibilizei ali acima, irei prosseguir com os procedimentos para gravar a apresentação.

É importante que você não realize outras tarefas em seu computador durante os procedimentos de gravação ou conversão da apresentação, todos os procedimentos de conversão costumam utilizar muito os recursos do computador, se você estiver utilizando softwares leves como o msn ou navegando no orkut não terá problemas, mas, sites como YouTube e outros softwares que precisam de grande quantidade de memória podem prejudicar a gravação da apresentação do PowerPoint.

Realizando as configurações iniciais

Acesse Menu Iniciar > Programas > Wondershare > PPT2DVD > PPT2DVD

Selecionando o tipo de conversão

Na tela principal do PPT2DVD, você deve escolher a saída do arquivo, ou seja, o formato em que a apresentação deverá ser convertido, no PPT2DVD você terá que escolher em Select output format.

A opção Make video from PowerPoint permite que você converta sua apresentação em diversos formatos de vídeo como WMV, AVI, MPEG1 e MPEG2.

Para este artigo iremos apenas gravar a apresentação para reproduzir no DVD, sendo assim, selecione a opção Create DVD from PowerPoint e clique em Next.

Selecionando a apresentação

O PPT2DVD permite que você grave até 12 apresentações do PowerPoint em um único CD ou DVD. Neste passo é necessário selecionar a apresentação ou as apresentações que você
deseja gravar.

 Neste caso você precisa clicar em Browse…


Depois de selecionado o PPT2DVD exibe uma miniatura do primeiro slide de sua apresentação juntamente com algumas configurações sobre as animações da apresentação.

Como já disse você pode adicionar mais de uma apresentação e caso você adicione uma apresentação por engano e queira removê-la basta clicar sobre a miniatura e em seguida no botão Remove localizado na parte inferior da área onde se localizam as miniaturas das apresentações.

Você ainda pode escolher se deseja que o slide inicie-se automaticamente ou se deseja mudar de um slide para outro clicando com o controle do DVD. Isto pode ser configurado nas seguintes opções:

  1. Play the slides automatically para mudar slides automaticamente;
  2. Play the slides manually para mudar slides manualmente usando o controle remoto do DVD;

Clique em Next.

Alterando as preferencias

 A aba preferencias permite que você escolha a imagem de fundo para a tela inicial, seria algo equivalente aquela tela que aparece no menu do DVD quando vamos clicar no play ou selecionar o idioma do filme.

As preferencias não fazem parte do objetivo deste artigo então fica a seu critério e curiosidade utilizar estas opções.

Clique em Next.

Menu estilo DVD

O PPT2DVD permite que você apresente os slides como se fossem um filme em DVD com menus e tudo mais, você pode até mesmo personalizar a cor dos textos, botões e qual a forma de exibição do meu marcando a opção Disable DVD menu.

Opção padrão, exibindo menu de DVD.

 Opção sem exibição de menu do DVD.

 Clique no botão Next.

Previsualizar apresentações

o PPT2DVD permite que você previsualize os slides selecionados, eu tentei aqui mas demora demais, então nem perco tempo utilizando esta função.

 Clique no botão Next.

Gravando a apresentação no CD

Esta é a ultima parte do processo de gravar uma apresentação do PowerPoint para o CD e ver no DVD.

 O PPT2DVD irá converter a apresentação em um arquivo de vídeo e precisará salva-lo em uma pasta, a pasta é indicada no campo Output folder.

Como nosso objetivo é gravar a apresentação marque a opção Burn to disc,  no campo Program, selecione no campo CD/DVD burner o seu gravador de CD ou DVD e em Volume label dê o nome para o seu vídeo.

Clique em Start, o software irá exibir uma caixa de alerta que em resumo pergunta se você já adicionou o CD ou DVD virgem no drive para ser gravado.

 Clique em Sim para que o PPT2DVD inicie a gravação da apresentação. Em seguida será exibida outra caixa de alerta informando que você deve fechar todos os players de seu computador, recomendo que você feche todos os programas mais pesados.

 Acompanhando a gravação

Quando a gravação se inicia o PPT2DVD exibe os procedimentos de gravação.

 Ao finalizar a gravação da apresentação do PowerPoint para o DVD o PPT2DVD exibe a seguinte tela.

Dicas e outras informações

Quando a gravação inicia você pode (caso queira) marcar a opção Shut down the computer when all the task are completed, isto permite que após terminar a gravação o computador seja desligado, assim, você pode deixa-lo trabalhando.

Para economizar uns trocados (dinheiro) ao invés de usar uma mídia de DVD utilize mídia de CD afinal suas apresentações não vão ocupar 700MB ou vão?

O PPT2DVD é um software pago, ou seja, você poderá utiliza-lo gratuitamente por 30 dias, apos este periodo o programa para de funcionar, sendo assim, você precisará adquirir uma licença.

Escrito por: John-Henrique (VibeMidia.com)

Share


Reader's Comments

  1. |

    oi ja tentei fazer isto que vc falou mas ficou a tarja da empreasa no dvd tem como tirar essa tarja sem pagar???

    Por favor me ajudem



Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.